LINHA DO TEMPO
A "Linha do Tempo" é um breve resumo da minha trajetória e evolução profissional até os dias atuais.
Minha jornada na tecnologia e inovação começou em 2007, quando ingressei no SENAI/BA como Artista Conceitual no projeto do game 3D "O Livro dos Sonhos - A Magia do Conhecimento". Apenas dois meses depois, assumi a Coordenação Técnica, liderando uma equipe de 32 profissionais em um projeto contemplado pelo edital da FINEP, com produção de 1 ano e 8 meses. No SENAI, também atuei como coordenador técnico e produtor de games 2D para a Olimpíada do Conhecimento (RJ) e em aplicações de Realidade Aumentada. Além disso, fui membro do comitê responsável pela elaboração do curso técnico para Desenvolvedores de Jogos Digitais do SENAI/DN em Florianópolis/SC e idealizei o Simulador 3D da GERDAU/BA para treinamentos industriais. Recebi do SENAI/DN, uma carta de agradecimento pelas contribuições dadas ao SENAI.

Com um olhar voltado para o empreendedorismo, co-fundei a Soterotech, uma empresa especializada no desenvolvimento de games e sistemas web. Lá, demos início ao desafiador ISAAC SIMULATION 3D, um simulador industrial multiplayer com atualizações em tempo real. Durante esse período, desenvolvemos projetos inovadores de realidade aumentada, plataformas web e aplicações mobile, além de participar de diversos eventos e entrevistas, divulgando nossas iniciativas.

Em 2013, decidi encarar um novo desafio: criar o primeiro estúdio de desenvolvimento de games da Bahia. Assim nasceu a Moovi Games, um estúdio focado em projetos com temáticas nacionais. Desenvolvemos jogos inovadores como Acarajé vs Hambúrguer, Deu Zika e M1-Infectados (VR), um dos primeiros games brasileiros em Realidade Virtual. Também criamos experiências imersivas como o Simulador de Asa Delta na Chapada Diamantina (VR) e a Montanha Russa no Pelourinho (VR). Além disso, apliquei tecnologias emergentes como inteligência artificial, robótica e sensores interativos, liderando consultorias tecnológicas para empresas e projetos como o Sebrae 360 (VR), uma plataforma de capacitação em Realidade Virtual para empreendedores.
No campo da cultura e educação, fui produtor e consultor de projetos inovadores para o Museu Pierre Verger e o Museu Caribé, integrando inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, sensores de movimento e robótica. Também desenvolvi projetos de gamificação, advergames, jogos educacionais e plataformas digitais, consolidando minha atuação como profissional multidisciplinar.

Em 2019, dei mais um passo assumindo a posição de CEO da MOOVInova, focando no gerenciamento e desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Entre os projetos de destaque, fui responsável pela Curadoria Técnica, Produção e Instalação do acervo do Museu Ferroviário - MUSINÊS, na cidade de Santa Inês, Bahia. Também liderei a produção de plataformas web para gestão de eventos e o desenvolvimento do game Dominó - PRAVALER.
Minha trajetória é marcada por desafios, aprendizado constante e paixão por inovação. Ao longo dos anos, participei de palestras, entrevistas e eventos nacionais, compartilhando conhecimento sobre games, tecnologia e inovação no Brasil. Meu objetivo é continuar desenvolvendo soluções tecnológicas de impacto, aplicando minha experiência para transformar ideias em realidade.
